sábado, 7 de maio de 2011

A ORIGEM DO VIOLÃO

 O VIOLÃO, CONHECIDO UNICAMENTE COM ESSE NOME NAS DUAS PÁTRIAS IRMÃS - BRASIL E PORTUGAL- É ORIGINÁRIO DO ORIENTE. EM TODAS AS OUTRAS TERRAS É CONHECIDO COMO GUITARRA. LEVADO A ESPANHA PELOS ÁRABES, NO ÚLTIMO QUARTEL SO SÉCULO VIII, O VIOLÃO
RADICOU-SE NA ESPANHA COMO INSTRUMENTO POPULAR.
NA FRANÇA, EM MEADOS DO SÉCULO XVII POBERT DE VISÉE, FRANÇOIS CORBETA, F.CHAMPION, REVELAVAM-SE EMÉRITOS VILONISTAS, ENQUANTO QUE NA ITÁLIA,
RONCALLI, MONTESARDO, TOSCANINI O POPULARIZAVAM.
A ESPANHA PODE SER CONSIDERADA A PÁTRIA DO VIOLÃO.
DA LUTA QUE SE TRAVOU ENTRE A HARPA, O ALÚDE E O VIOLÃO VENCEU ESTE ÚLTIMO, IMPONDO-SE NA EUROPA, DEPOIS DE 1770, COM RETUMBANTE EXITO.
ENTRA O VIOLÃO EM TODOS OS SALÕES LEVADO PELA EXECUÇÃO MARAVILHOSA
DE BÉRARD, LABARRE, CATAYES E COSTE, NA FRANÇA; CARMELI, JULIANI E
LEGUAUSI NA ITÁLIA; HAMMERLOHOR E BAMBACH, NA ALEMANHA; HEVEL,
HELD, YAUSA E MERTZ, NA ÁUSTRIA; SYCHRA, WISSOTSKY, NA RÚSSIA E NA
ESPANHA FERDINANDO SORS E DIONISIO AGUADO.
OUTROS MÚSICOS NOTÁVEIS VIERAM A SE INTERESSAR PELO VIOLÃO.
ASSIM QUE SHUBERT, WEBER, HAYDN, BOCCHORINI E PAGANINI ESCREVERAM
COMPOSIÇÕES MARAVILHOSAS PARA ESSE DIVINO INSTRUMENTO.
JÁ EM NOSSO SÉCULO,TÁRREGA, TRANSPONDO AS MÚSICAS DE BACH PARA
O VIOLÃO, IMPRIME DEFINITIVAMENTE A CARREIRA ASCENDENTE DO
INSTRUMENTO, FAZENDO COM QUE A ELE SE DEDICASSEM GRANDES
CONCERTISTAS, BRASILEIROS E ESTRANGEIROS A QUEM, COMO CULTUADOS
DO VIOLÃO, PRESTO COM A PUBLICAÇÃO DESTE MÉTODO A MINHA HOMENAGEM
DE MÚSICO, BARDO E POETA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário